Menu

10 dicas para viajar melhor pela Espanha

Somos apaixonados pela Espanha, o país que escolhemos para morar. São mais de quarenta anos viajando pela Espanha, tempo suficiente para acumular muitas experiências. Hoje queremos compartilhar com você uma série de dicas que certamente ajudarão a realizar uma ótima viagem pelo pais.

Ávila

1. Não queira “conhecer” a Espanha em uma única viagem

Você olha para o mapa e descobre que a Espanha é do tamanho do estado da Bahia, e então fica todo empolgado. Ao constatar que se trata de um país de dimensões reduzidas, você pensará que os deslocamentos são curtos, quando comparados com o Brasil. E a ideia que pode surgir de imediato é: Vamos devorar a Espanha em 10 dias!

Tentar “conhecer” a Espanha em um curto período de tempo é, provavelmente, o maior erro de planejamento nas viagens realizados pelos brasileiros que visitam o país. A Espanha conta com uma interminável lista de lugares interessantes para visitar e conhecer. Não é à toa que é o segundo pais do mundo, somente atrás da Itália, com maior número de lugares declarados Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Cidades como Barcelona e Madri já justificariam uma semana completa percorrendo cada uma delas. Mas o que vemos constantemente são roteiros de maraturismo, onde o resultado final é sempre o mesmo: arrependimento.

Mesmo com a previsões mais catastróficas, não achamos que nas próximas décadas a Espanha mude de lugar ou seja coberta pelo mar… o país vai estar sempre aí. Então aproveite para realmente conhecer, e não só passar por, uma pequena parte desse grande tesouro que é a Península Ibérica, deixando parte dessas preciosidades para uma futura viagem. Aqui no Espanha Total dedicamos uma boa parte do nosso tempo a tentar ajudá-lo a aperfeiçoar seu roteiro de viagem. Preparamos o texto ideias de roteiros pela Espanha e como elaborar seu roteiro para esse fim e também respondendo suas consultas sobre roteiros aqui. Aproveite para pedir nossa ajuda!

Madrid

2. Descobra a beleza de estabelecer “bases”

Aprimorar seu roteiro é a melhor forma de garantir o sucesso da sua viagem. E não há melhor forma de otimizar um roteiro que escolhendo várias bases, cidades nas quais você vai querer se hospedar por algumas noites (no texto bases, bate-voltas e destinos você vai encontrar maiores esclarecimentos sobre o asssunto).

A Espanha conta com duas bases sobressalentes: Madri e Barcelona. As duas contam com quantidade suficiente lugares de interesse para ocupar vários dias em cada uma delas, além de oferecem um grande leque de interessantes bate-voltas.

Sugerimos que, na hora de elaborar seu roteiro, tente dedicar o máximo tempo possível às bases, que são uma forma sensacional de otimizar seu tempo e seu orçamento.

los Mallos de Riglos, Huesca

3. Escolha bem a época do ano para visitar a Espanha

Estou indo para Barcelona em janeiro, será que consigo pegar praia?

Vocês não imaginam quantas consultas similares já respondemos aqui no Espanha Total e também no passaporte BCN (a resposta é não! Em janeiro é inverno na Espanha, com temperaturas abaixo dos 10 ºC, inclusive na costa do Mediterrâneo).

Escolher bem a data para visitar a Espanha é a chave de uma viagem bem sucedida. No texto quando visitar a Espanha, mês a mês, tentamos dar uma resposta para esa pergunta, analizando cada mês do ano e apontando as vantagens e desvantagens de cada período.

siemens

4. Use e abuse do trem-bala!

A Espanha conta com uma das maiores redes de trem-bala do mundo, superada apenas pelo Japão. O trem-bala é uma forma rápida, confortável e interessante de viajar entre muitas cidades da Espanha.

Barcelona, Córdoba, Girona, Madri, Málaga, Segóvia, Sevilha, Toledo, Valência e Zaragoza são cidades servidas pelo veloz AVE, o trem-bala espanhol.

Para ajudar você a tirar o maior proveito do trem, publicamos um extenso dossiê, composto por 14 textos, desvendando tudo o que você precisa saber sobre o trem-bala na Espanha. Não perca!

coche lanzarote 2

5. Entenda quando vale a pena se locomover de carro

Alugar um carro para fazer turismo na Espanha pode ser uma ótima escolha, mas também pode ser o maior mico.

O carro é ótimo quando o deslocamento é parte fundamental da viagem. Por exemplo, vale a pena alugar um carro para percorrer o interior de Castela, para visitar as montanhas dos Pireneus ou completar o delicioso roteiro pelos Pueblos Blancos e Ronda na Andaluzia. Ainda mais, em destinos como as Ilhas Baleares e as Ilhas Canárias, onde o transporte público não é grande coisa, poder contar com um carro é essencial para maximizar o tempo nos deslocamentos.

Mas veja bem, o carro pode virar um mico monumental nas grandes cidades da Espanha. Em geral, o transporte público é muito bom dentro das cidades, onde o trânsito pode ser pesado e estacionar é bastante complicado. As políticas de transporte de muitas cidades tentam desincentivar o uso do carro, favorecendo o transporte público.

Nosso dossiê tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha contém toda informação essencial para quem está pensando alugar um carro na país, com textos com dicas para dirigir na Espanha e com dicas para alugar um carro na Espanha.

Ibiza, Spain

6. Pesquise sua hospedagem antes de reservá-la

Se não fosse pelo número de consultas que recebemos, de pessoas que reservaram um hotel sem saber nada sobre ele, nem incluiríamos esta dica no presente texto. Mas acontece com uma frequência assustadora. Querido leitor, o momento ideal para pesquisar tudo sobre sua hospedagem, inclusive se está bem localizada, é antes de realizar a reserva e não depois de já ter sido feita.

Pesquise nossas fichas de destinos, vejam o texto como escolho meu hotel em Barcelona, veja comentários de outros viajantes em páginas com TripAdvisor ou Booking, e não encontrando a informação, aproveite as caixas de comentários para perguntar. Mas repetimos mais uma vez: o momento indicado para saber tudo sobre sua hospedagem é ANTES de reservá-lo.

aeropuerto de Barajas

7. Estude com atenção as exigências da imigração espanhola

Ficamos espantados com a quantidade de consultas que recebemos sobre os requisitos da imigração espanhola. Há quem quer saber se é realmente necessário levar todos os documentos exigidos pela Espanha. Há quem abertamente afirma que vai viajar sem estar de posse de todos esses documentos, querendo saber se esse fato pode acarretar algum problema na sua entrada no país.

Veja nosso texto com a melhor dica para passar com tranquilidade pela imigração espanhola. E se você for fazer um voo com conexão em outro pais europeu, consulte também o texto voos com conexão: onde será feita a imigração.

San Sebastián / Donostia

8. Mergulhe na culinária da Espanha

A Espanha é uma festa culinária diversa e deliciosa. Das paelhas às tapas, cada região do pais oferece uma variedade estonteante de comida, com um eixo comum, a dieta mediterrânea, que privilegia ingredientes saudáveis e naturais.

Ficamos um pouco tristes cada vez que recebemos uma consulta de alguém que quer saber onde poderá comer arroz com feijão na Espanha. Na sua viagem à Espanha, esqueça por uns dias do arroz com feijão e aproveite para mergulhar em uma das culinárias mais incríveis do planeta.

Ses Illetes, Formentera

9. Cuide da sua saúde

A saúde é um bem muito valioso e que deve ser cuidado com carinho, principalmente fora de casa. Felizmente, não é necessária nenhuma vacina para visitar a Espanha, mas você deve contratar um seguro médico antes de começar sua viagem, para que possa estar tranquilo durante todo o período. Pode ver mais informações sobre o assunto nos textos Saúde e vacinas e seguro de viagem.

Madrid

10. Preste atenção à segurança

Na Espanha, a ocorrência de crime com violência é muito pequena, especialmente se comparamos com o Brasil. Um crime acompanhado de violência sempre ganha destaque na mídia local e pode até parecer que ocorra com mais frequência do que realmente acontece. Se você reside em uma grande, média ou pequena cidade brasileira, a Espanha não será nenhum desafio do ponto de vista da segurança.

Porém, o principal problema de segurança está relacionado com o furto, em geral mais presente nas grandes cidades e zonas turísticas. Por isso, é preciso prestar muita atenção para evitar que o furto de seus documentos ou de objetos dentro do seu carro alugado não acabe estragando as suas férias. Veja nossas dicas para a cidade de Barcelona no texto segurança e precauções, dicas que são válidas para outras grandes cidades da Espanha também.

36 comentários em “10 dicas para viajar melhor pela Espanha”

  1. Avatar

    Estarei em Madrid e pretendo ir a Barcelona , meu período de viagem será do dia 25/02 a 04/03 , esse período será possível fazer esse roteiro? Gostaria de dicas de passeio neste período.

  2. Avatar

    Olá Tony e Cecília
    Depois da nossa última viagem à Espanha em novembro passado, com um casal de amigos Marina e Alfredo, retorno aqui para agradecer a importância do site e das dicas. A atenção de vocês, com todos que solicitam ajuda é muito útil. Ficamos maravilhados com a Espanha e vamos voltar sempre.Com certeza vou falar nos comentários as experiências que vivemos nas diversas cidades que passamos.Ter adquirido todos os seus guias foi fundamental no nosso dia a dia.Seria ótimo se tivéssemos um trabalho como o seu para outros países. Um grande abraço para você e para Cecilia.

  3. Avatar

    Olá, Tony. Sou Cláudio, moro em Londres com esposa e filhos de 12 e de 10 e estamos com voos de chegada a Lisboa em 31mar (ficamos em Portugal até dia 6abr) e voo de partida de Madrid em 17abr. Ou seja, Espanha de 6/7abr a 17. De 13 a 17abr estaremos na casa de uma família amiga em Madrid. Com toda a experiência de vcs, q dicas vcs dariam para fazermos um roteiro sem correria (crianças incluso…rs)? Imaginava antes rodar a Espanha de carro, mas vejo q as distâncias não são tão pequenas. Uma dúvida minha é a melhor maneira de fazer a conexão de entrada Portugal-Espanha (avião? trem-bala?); a outra seria quais cidades escolher no período não-Madrid, de 7 a 12abr. Obrigado e Grande abraço.

    1. Avatar

      Cláudio, dá para fazer uma viagem sem correria, sim. Na verdade, é o viajante é o responsável pelo grau de correria que quer incluir na sua viagem. Entre Portugal e a Espanha, escolheríamos o avião, sem dúvida. Mas como vocês estão em quatro, e dependendo dos lugares que vocês forem visitar em Portugal, o carro pode ser uma alternativa válida também. Veja como viajar de Lisboa a Madri e de Porto a Madri. Se quiser ajuda com a organização do seu roteiro, aproveite nossa consultoria de roteiros (leia o texto para entender como ela funciona antes de perguntar). Abraço.

      1. Avatar

        Olá, Tony. Li sobre a consultoria e adquiri os guias, para os quais só vejo elogio. Só não entendi se a consultoria é feita entre emails ou só pelos ‘comentários’. Considerando q o nosso período da Espanha é de 6 ou 7abr a 17abr, e é certa a estada em Madrid de 13 a 17abr, a ideia, conforme sua dica, é pegarmos um avião de Lisboa a Barcelona. No geral, então, seriam 6 dias de base em Barcelona e 5 de base em Madrid. O q vc poderia me dar de dicas a respeito em termos de roteiro? A opção mais óbvia pra mim inicialmente é bate-volta em Toledo quando estivermos em Madrid. Obrigado e abraço.

        1. Avatar

          Prezado Cláudio, nossa consultoria de roteiros é oferecida na caixa de comentários do texto. Não respondemos consultas por email. Aproveite para deixar sua consulta por lá, responderemos o antes possível. Não esqueça de indicar seu ponto de saída da Espanha (já sabemos que você vai chegar de avião por Barcelona). Abraço.

  4. Avatar

    Olá, minha irmã e minha sobrinha trocaram a festa de 15 anos por conhecer a Espanha e o Camp Nou. O que sugerem? Nunca viajaram para fora do país. Gostaria de dicas de hotel e de mais destinos pros 7 dias que vão passar por lá. Devem ir na última semana de Julho.
    Obrigado pelas dicas, seu site é ótimo!!!

    1. Avatar

      Prezado Carlos Miguel, seja bem-vindo ao Espanha Total, e também ao passaporte BCN, nosso site dedicado inteiramente à cidade de Barcelona. No texto roteiros de 7 dias você vai encontrar propostas prontas para distribuir seu tempo na Espanha. Nas fichas dos destinos contamos com informação muito detalhada sobre hospedagem em cada cidade da Espanha. Julho é temporada alta na Espanha, com os valores mais elevados do ano e um alto índice de ocupação, por isso é muito importante tentar reservar a hospedagem o antes possível. Abraço.

  5. Avatar

    Olá Tony!

    Minha esposa e eu estamos planejando alugar um motorhome para fazer Espanha, Portugal e o interior da frança. Temos 80 dias, acho que bastante tempo para visitar os destinos. Queria ver se você tem algumas dicas sobre esse tipo de turismo na Espanha (se tiver do resto dos países melhor ainda) sobre locomoção e estadia, além de quais cidades visitar que não entraram no seu roteiro de 20 dias, como Bilbao no norte por exemplo. Obrigado, Mariano

    1. Avatar

      Lorena, estamos tendo problemas no servidor, vamos ter que mudar o site para um novo host, esperamos que já esteja funcionando até o fim de amanhã, quinta-feira. Somos os primeiros interessados em que volte a funcionar corretamente! Obrigado pela paciência.

  6. Avatar

    Boa tarde.
    Parabéns pelo blog!
    Estaremos indo para a Espanha em dezembro ( 3 pessoas), mas serão poucos dia e gostaria de sua sugestão para um roteiro. Nossa chegada será dia 27 à tarde em Barcelona e a saída à noite dia 31/12 em Madri. A principio pensamos em alugar um carro, mas depois do que lí no blog já acho que o deslocamento Barcelona-Madri será melhor de trem para economizarmos tempo. Estou certo?
    Em que região de Barcelona e Madri você recomenda hotel?
    Obrigado

  7. Avatar

    Oi estou montando um roteiro pra Espanha em janeiro de 2018 que inclui Madrid Andaluzia e Barcelona. Minha dúvida é se desço em Madri e subo pra Barcelona ou se faço o contrário. O que vcs recomendariam?

  8. Avatar

    Bom dia, em julho farei uma viagem para conhecer alguns lugares da Espanha. Terei 10 noites .
    Pretendo passar em Madrid e Barcelona .
    Gostaria de dicas de roteiro envolvendo essas duas cidades e mais algumas , de peeferenciua no litoral. Obrigado.

  9. Avatar
    Anke Cordeiro Moraes

    Boa Tarde,
    No final de agosto, no dia 27/08 saio do Rio com destino à Espanha. Entre 28 e 31/08, visitarei Madri e de 1º a 3/09, Granada. Retorno ao Brasil em 04/09.
    De Madri, farei excursões a Ávila, Toledo e Segóvia e de Granada pensei em ir a Córdoba, por um dia. Reservei dois dias para a cidade de Madri e dois dias para Granada.
    Ficarei hospedada em hostel e viajarei de Madri para Granada, ida e volta, de avião.
    Vocês consideram um bom planejamento?
    Gostaria de saber sua opinião.
    Obrigada,
    Anke

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Anke. Contamos com uma consultoria de roteiros dedicada a responder consultas como a sua. Leia o texto para entender como funciona a consultoria e aproveite para deixar sua pergunta por lá, teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço.

  10. Avatar

    Ei, Tony!!
    Gostaria de saber sobre chip pré pago para usar na Espanha.
    Chego em Madri e passarei 12 dias na Espanha.
    Consigo comprar chip no Aeroporto?
    Você tem alguma indicação de operadora e plano?

  11. Avatar

    Caro Tony, parabéns pelo site que só posso descrevê-lo como perfeito. Um ótimo guia para aqueles que como eu tem vontade de visitar esse país maravilhoso a Espanha e não sabe por onde começar.
    Viajo a Madrid no dia 25/01/2020 e retorno por Madrid no dia 08/02/2020, poderia me auxiliar em um bom roteiro para essa época do ano?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado, Dion, seja bem-vindo ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI). Muito obrigado pelas suas palavras! Aproveitamos para indicar que estamos lanzando um canal no YouTube com vídeos sobre viagens pela Espanha. Não deixe de conferir! Contamos com uma seção do site, a consultoria de roteiros, dedicado a responder consultas como a sua. A consultoria é um serviço gratuito para os leitores dos nossos guias. Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima