Bem-vindo ao texto que vai explicar, passo a passo, como comprar uma passagem para viajar no trem-bala espanhol usando o site da Trainline.

1. Porque usar o site da Trainline?

A Trainline, parceira do Espanha Total, é nossa indicação para a compra de passagens de trem na Espanha. As razões pelas quais indicamos a Trainline são:

  • a Trainline é revendedora oficial da RENFE, a companhia que opera os trens na Espanha.
  • a Trainline vende as passagens da RENFE pelo mesmo preço que a operadora espanhola.
  • a Trainline não cobra nenhum tipo de comissão. Você vai pagar o mesmo preço que pagaria comprando no site da RENFE.
  • o processo de compra no site da Trainline é muito mais simples que no site da Renfe.
  • a Trainline aceita a maioria dos cartões de crédito internacionais, além do PayPal.
  • você vai receber suas passagens na hora, em formato eletrônico.
  • a Trainline tem uma interface em português.
2. Acesse o site da Trainline em português

Para começar a pesquisa de passagens, acesse o site da Trainline. Se sua página não aparecer em português, escolha a bandeira do Brasil no menu que aparece na esquina superior direita do site.

Você vai ver, no canto superior direito da página, que a Trainline oferece a possibilidade de mostrar os preços em reais (BRL). Apesar de oferecer essa possibilidade de visualização, a cobrança sempre será feita em euros. Sendo assim, nossa orientação é que você escolha mostrar os preços em euros (EUR).

2. Introduza as informações de origem e destino

Na parte esquerda da tela, você vai ver os espaços destinados à introdução dos dados de origem e destino para iniciar sua pesquisa.

  • em Inserir sua estação de partida selecione a cidade da qual ocê está saindo. Em alguns casos, de cidades como Madri ou Barcelona, você verá que aparece mais de uma opção de estação. Para evitar confusões, o mais fácil é escolher a cidade em geral, sem especificar a estação. Não se preocupe, mais para frente você poderá conferir a estação de partida e chegada do trem.
  • em Inserir sua estação de chegada selecione a cidade de destino. Como no caso da origem, escolha unicamente o nome da cidade, sem especificar a estação.
  • em Ida selecione a data da ida da viagem. Na hora de escolher a data, aparecerão vários horários, na parte inferior do calendário, para que você escolha uma faixa de horário de sua preferência a partir do qual serão mostradas as opções de trens. Se você pretende fazer uma viagem só de ida, coloque unicamente a data da ida.
  • em Volta selecione a data de retorno da sua viagem, caso você quiser comprar uma passagem de ida e volta.
  • em 1 adulto (26 a 59) anos selecione as idades das pessoas que viajarão com você. Se tiver o cartão de fidelidade da RENFE (algo improvável), insira as informações do cartão de fidelidade no campo que aparece à direita da idade do passageiro. Para adicionar novos passageiros, clique em Adicionar outro passageiro.
  • clique em Buscar.
3. Entendendo a tela de resultados da pesquisa

A seguinte tela contém os resultados da sua pesquisa. Dependendo da rota que você for fazer, a lista de resultados pode ser muito extensa. Por outro lado, se as passagens para a data da sua viagem ainda não estiverem à venda, aparecerá uma mensagem indicando que não há trens para as datas da sua viagem (veja quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala).

A tela de resultados está dividida em três partes. A seguir esclarecemos melhor cada uma delas.

  • na parte superior esquerda, você pode escolher para que sejam exibidas as passagens mais baratas, que têm regras estritas de cancelamento, ou as mais flexíveis (porém, mais caras). Você pode escolher também que só mostre os trens diretos.
  • na parte inferior esquerda, aparecem os resultados da pesquisa. A Trainline mostra os resultados destacando, com um ponto na cor laranja, a passagem mais em conta para a faixa de horários que você selecionou anteriormente. O horário selecionado aparece deestacado em verde. Se você quiser ampliar sua seleção de horários, poderá ver mais opções de trens clique em Mais cedo (na parte superior) ou Mais tarde (na parte inferior).
  • Muito importante, o valor mostrado, para o caso da compra de passagens para várias pessoas, é o valor total de todas as passagens que você está querendo comprar. Isto é, se você selecionou três passageiros, o valor mostrado e o valor total para os três passageiros.
  • na parte direita, aparecem os dados do trem correspondente ao que tiver selecionado na parte esquerda da tela. O valor correspondente a cada passageiro e as condições específicas da passagem são exibidos aqui também. Se você modificar a escolha de horário e trem na parte esquerda, haverá uma alteração dos dados na parte direita.

Na hora que você já tiver definido o trem do seu interesse, clique em SELECIONAR.

4. Dados do passageiro

A seguinte tela é muito fácil de entender. Coloque nome, sobrenome e data de nascimento dos passageiros.

Muito importante, confira DUPLAMENTE que tenha digitado seu endereço de e-mail corretamente. As passagens serão encaminhadas para seu endereço de e-mail, e se ele estiver errado, não chegarão nunca.

Com os dados dos passageiros e seu endereço de e-mail preenchidos corretamente, clique em RESERVAR.

5. Confira seu bilhete

Na seguinte tela, você vai ver os dados correspondentes à passagem que você está querendo comprar, para que você confira todas as informações antes de efetuar o pagamento.

Clique em PAGAR.

6. Pagamento

A parte do pagamento é muito simples. Preencha as informações do seu cartão de crédito ou escolha PayPal, caso você quiser fazer o pagamento através da plataforma PayPal.

7. A passagem

Se a compra for finalizada corretamente, aparecerá uma tela confirmando a transação. Em breve você deverá receber as passagens em formato PDF na sua caixa postal.

Cada passagem ocupa uma página e devem ser impressas e levadas por você, pois será necessário mostrá-las nos trâmites de embarque. A parte superior da passagem contém as informações sobre a viagem, a parte inferior contém informações adicionais e, ocasionalmente, publicidade da RENFE. Não corte a passagem, leve-a inteira.

8. Pronto para viajar

Com a passagem na mão, você já está pronto para viajar. É o momento de conferir nosso texto como é uma viagem de trem-bala, explicando passo a passo como é viajar no trem-bala espanhol.

8. Posso comprar a passagem na bilheteria da estação?

Nada impede que você compre as passagens do trem-bala diretamente na bilheteria de qualquer estação da RENFE. Entretanto, essa não seria a nossa recomendação pelos seguintes motivos:

  • o trem-bala conta com um alto nível de ocupação. É possível que o trem no qual você deseja viajar já não tenha assentos disponíveis. Se sua viagem coincidir com alguma data especial na Espanha, com grande movimentação de passageiros, provavelmente você pode ter que aguardar várias horas até conseguir assentos em um trem.
  • os preços das passagens compradas no último momento sempre serão bem mais caras que aquelas que são compradas com antecedência. As passagens que têm descontos ou promocionais são as que se esgotam primeiro. No final, só há disponibilidade para as tarifas cheias, muito mais caras que outras classes tarifárias disponíveis anteriormente.
  • comprando na bilheteria, a RENFE aplica uma taxa de serviço de 5,5% sobre o valor da passagem.

Resumindo, comprar as passagens do trem-bala na bilheteria não é um bom negócio. Você se arrisca a não encontrar assentos, acaba pagando a tarifa cheia (mais cara) e que ninguém quis comprar, e ainda vai ter que desembolsar uma taxa de serviço de 5,5% sobre o valor da passagem.

Mais informações sobre o trem-bala

Este texto faz parte do nosso dossiê sobre o trem-bala espanhol. Veja o índice de textos publicados:

Veja também nosso texto especial com 10 dicas para comprar as passagens de trem mais baratas.

Nota: falamos de brincadeira que o trem-bala é nossa segunda casa e nosso meio de transporte predileto. Se podemos fazer o deslocamento com trem-bala, deixamos nosso carro na garagem e optamos por viajar de trem. Já acumulamos mais de uma centena de viagens no AVE espanhol, sempre de forma anônima e pagando todas as despesas.